sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Andy Warhol

adoroooo pop art
Andrew Warhola ou Andy Warhol (Pittsburgh, 6 de Agosto de 1928Nova Iorque, 22 de Fevereiro de 1987) foi um pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art.
Os seus pais eram do norte da Eslováquia. Para evitar ser recrutado pelo exército austro-húngaro no fim da Primeira Guerra Mundial, o pai de Andrew Warhol emigrou para os Estados Unidos.
Nos anos sessenta,Andy Warhol começou a pintar produtos americanos famosos, como latas da sopa Campbell's e Coca-Cola, ou ícones de popularidade, como Marilyn Monroe. É de sua autoria a expressão "um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama " ao comentar obras próprias baseadas em acidentes automobilísticos, em especial o de uma ambulância.
Em 1987 ele foi operado à vesícula biliar. A operação correu bem mas Andy Warhol morreu no dia seguinte. Ele era célebre há 35 anos. De facto, a sua conhecida frase: In the future everyone will be famous for fifteen minutes (No futuro, toda a gente será célebre durante quinze minutos), só se aplicará no futuro, quando a produção cultural for totalmente massificada e em que a arte será distribuída por meios de produção de massa.

2 comentários:

Anônimo disse...

WOWWWWWWW
Andy Warhol é um super ícone da arte principalmente nas décadas de 60 a 80. New York é tudo ele !

Bom , vim aqui te desejar um SUUUUPER final de semana, se divirta bastante , descanse bastante também :)

bjos
LuRussa
www.garotinharuiva.blogger.com.br

Walter Porciuncula Jr disse...

O quadro dele que eu mais gosto é o da Jackie Kennedy... sempre preferi as morenas.. rsrs

Abraços

www.porquehojeequarta.blogspot.com