sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Kokeshi


Kokeshi são bonecas japonesas, originárias do norte do país. Elas são manufaturadas em madeira, possuíndo um tronco simples e uma grande cabeça, pintadas com finas linhas para delinear o rosto. Seu corpo tem desenhos florais, pintados sobre fundo vermelho, preto, e algumas vezes amarelo, envernizadas por uma camada de cera. Uma marcante característica das Kokeshi é a ausência de braços e pernas. Na parte inferior é marcada com a assinatura do artista.As Kokeshi foram produzidas inicialmente pelos Kiji-shi (artesãos da madeira), em Shinchi, em Tagata (Miyagi), de onde a técnica se espalhou para outras áreas das estâncias termais da região de Tohoku. Diz-se que estas bonecas foram feitas originalmente em meados do período Edo (entre 1600-1868) para serem vendidas como souvenires aos visitantes das fontes termais do nordeste do Japão. (http://pt.wikipedia.or)


Eu gosto muito de coisas japonesas, e essas bonequinhas são uma graça....queria uma.....mais do jeito que é lá em casa a Maria Luiza iria jogar dentro do seu baú de brinquedos e eu nunca mais ia achar................ então tenho uma amiga que foi embora pro japão com a familia dela.....e ela sempre tira umas fotos bacanas de lá....pedi pra ela me mandar depois eu coloco aqui

Nenhum comentário: